21 de março de 2011

Tédio...

Quando saímos da aula de sábado, fiquei pensando:

- O que me entedia?

Procurava em todos os momentos do meu dia e não conseguia encontrar o tédio, pelo menos não o encontrava assim, exibido.

Então, me ocorreu outro questionamento.

- O que é o tédio?

Pensei que alguns de vocês possam ter passado pelo mesmo questionamento.

Dizer coisas que me incomodam no dia-a-dia seria fácil.

Mas será que me incomodando elas me entediam?

Qual a diferença?

Então comecei a procurar pelo Google...rs... e surgiram algumas definições que me ajudaram, de alguma forma a reconhecer o tédio, quanto sentimento...

"Segundo a observação do filósofo William James, “o tédio resulta de se estar atento à própria passagem do tempo”.

É um estado de desinteresse ou de falta de energia, como reação a estímulos percebidos como monótonos, repetitivos ou tediosos. Ocorre pela falta de coisas interessantes para se olhar, ouvir, perceber etc., ou para fazer (física o intelectualmente), quando não se deseja estar sem fazer nada."

Tédio nome masculino

1. enfado; aborrecimento; fastio
2. Nojo
3. Desgosto (Do lat. taedìu-, «id.»)

"Se a sua vida é um tédio, é porque você tornou ela um tédio. Vá atrás do que você quer, mas tenha sempre em mente que nunca vai ser, exatamente como você quer. Você sempre estará preso a obrigações que te o darão direito de fazer alguma coisa que gosta. Exemplo: Você terá que acordar cedo, responder à alguém, receber salário e pegar fila no banco, mas suas recompensa será o tempo com as pessoas importantes para você.

As pessoas se sentem sufocadas na rotina, que de fato é entediante, afinal seu trabalho, por mais que você goste, te traz obrigações infernais, póda sua liberdade e te leva a fazer o que você não quer, quando você nao quer. Ninguém quer todo dia acordar cedo, pegar um ônibus lotado e ficar no escritório. Geralmente, se você gosta do que faz é bom, mas você não pode faltar um dia. Não pode falar, não, isso eu não quero fazer hoje.

Quanto mais crescemos, mais essas obriações cotidianas, repetitivas e nem um pouco excitantes tomam conta de quase todo nosso tempo.

Amadurecer é aceitar que sua vida não será mágica e que a vida é uma filha da puta, às vezes cruel, às vezes repetitiva e sem graça. Mas que ela vale à pena, porque é também emocionante e traz breves momentos de alegria.

O tédio de querer alguma mudança drástica na vida, tipo um grande amor, uma grande virada, etc, é fraqueza, ou ilusão romântica. "

E é isso galera.

Queria saber também o que vocês acham do tédio... para me ajudar mais um pouquinho nessa busca do tédio que há na minha vida.

Se alguém teve as mesmas dúvidas que eu, espero ter ajudado.

Beijos

Bru.

2 comentários:

  1. Achei uma frase muito boa, Bru, e acho que exemplifica bem o que falamos:

    "Quase todos os homens vivem inconscientemente no tédio. O tédio é o fundo da vida, foi o tédio que inventou os jogos, as distrações, os romances e o amor".

    Como saberíamos o que é prazeroso e diferente se não fosse o oposto?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Verdade... Como saberíamos.

    Muito legal marinha.

    Muito obrigada!!! =)

    ResponderExcluir