14 de março de 2011

Manipulação

Essa foi a palavra que, para mim, marcou a nossa última aula... O termo 'manipulação' é composto das raízes latinas manus (mão) e pleo (encher). A ação correspondente, manipulare, manipulatio, se referia à arte de combinar ou manusear as ervas, flores, sementes, enfim, substãncias, para obter um resultado especial, distinto do que se podia esperar das propriedades, qualidades, energias e leis características desses elementos isolados... O manipulador, no sentido etmológico, obtém resultados maravilhosamente distintos daqueles que são próprios dos ingredientes naturais, mas sem os alterar previamente. Por isso se supõe nele um conhecimento, uma ciência e uma arte de como combinar essas propriedades.

Foi isso que percebi no instigante anti-seminário do primeiro grupo, composto pela Alê, Bruna, Camila, Murilo e Nathalia. A vida e a obra de Büchner foram misturadas em uma encenação envolvendo imagens
, objetos e sons. A impressão dos que assistiram serão discutidas na próxima aula, assim como a apresentação do outro grupo.

Em seguida nosso orientador e diretor propôs duas atividades... em ambas buscou-se por contato físico, por sedução ou dissimulação, induzir mudanças nas atitudes e comportamentos de um ou mais companheiros. O termo 'marionete' foi usado como imagem para a relação entre o manipulador e seu objeto...

Na nossa conversa final foram pontuadas algumas questões:

  • Os atores podem, se quiserem, escolher um personagem que lhe agradem... só não devem manifestar sua preferência e sim defender essa preferência durante as encenações ao longo da preparação...
  • O blog está precisando de ser vitalizado, manipulado, construído por todos os participantes do processo, para não se tornar um relato frio de atividades... é importante que, à cada postagem, surjam comentários, discussões, idéias sobre o que foi postado....
  • Vamos estudar o peça a ser montada também pela visão de estudiosos do assunto, procurando entender os objetivos do autor com a obra. O primeiro texto abordará o trágico na obra, aparentemente cômica...
  • A Camila levantou mais uma vez a questão da caixinha... já estamos atrasados com a contribuição de fevereiro e já estamos em meados de março...
  • O Felipe lembrou que, nesse momento, todas as idéias para a montagem são válidas, a não ser que se mostrem inadequadas em cena...
  • Foi proposto o seguinte exercício: cada pessoa deverá contar a estória para uma criança, observando suas reações. O objetivo desse exercício é avaliar o interesse que a estória desperta na criança, além de nos permitir treinar o 'contar estórias' e perceber os pontos mais interessantes da estória...
  • Sobre a montagem propriamente dita, a idéia inicial é a que todos os atores fiquem muito em cena e que, portanto, tenham muita disponibilidade física em termos de expressão corporal... a encenação pode envolver manipulação humana ou mesmo marionetes...vai ser proposto o Teatro 4 para a apresentação, onde a platéia fica dividida em dois grupos e a peça se desenrola entre esses dois grupos. Não se pretende, em princípio, o rodízio de atores e/ou personagens.... As datas inicialmente pensadas para a apresentação seriam de 01 a 03 de julho. Tudo ainda dependendo de confirmação...
  • Como nosso tempo é curto, teremos provavelmente ensaios extras, com todo o grupo ou parte dele e, o mais importante, a concentração nesse momento é fundamental, ou seja, no momento do ensaio, o mundo exterior dever ficar fora da sala, isso incluindo mensagens no celular, ligações, etc....

2 comentários:

  1. Completo.

    Esse foi nosso sábado, sem tirar ou por.

    Acho que a cada novo sábado acabamos destravando mais um pontinho do cérebro, conhecendo novas maneiras ou novas visões de determinados aspectos.

    Esse meu comentário se deve a aula de teoria, onde discutimos a questão do superobjetivo da peça e das primeiras impressões demonstradas por nós. Foi algo bem interessante mesmo.

    Acho que nunca tivemos tanta profundidade em um texto e em uma mansagem como estamos experimentando neste semestre.

    E, pelo que tenho visto isso é fundamental para que nós atores, consigamos da melhor maneira entregar esse nosso presente para o público.

    Estou realmente empolgada com este semestre e estou realmente satisfeita com nossas superações até agora, com o empenho que tenho visto pelo grupo, com o diretor e o assistente que temos e com as aulas de teoria e voz.

    Só para completar, a Mari também fez parte do grupo, embora não pode apresentar no sábado com a gente. É isso ai Joquinha.

    ResponderExcluir
  2. Muki

    Concordo com você Bruna, Também estou super feliz com nossa peça e aulas!
    Acredito, assim como você, que estamos fazendo cada mais progresso. O trabalho corporal é complicado, dificil, mas estou tão animado que isso não importa. Estou com muita vontade de montar uma SUPER peça, algo que tenha tudo NOSSO. Que a gente posa olhar para trás e ver que existe algo de nós em tudo aquilo!
    Também sinto que as aulas estão cada vez mais ligadas uma com as outras. Ñunca tinha sentido isso até agora.
    E que enha JULHO!(Ou JUNHO...esqueci a data da estreia)

    ResponderExcluir